Produtor Orgânico é somente aquele que possui nas mãos um certificado? Não.

Temos muitos produtores orgânicos espalhados pelo Brasil. E é fácil reconhecer...

Antes das grandes empresas de fertilizantes, adubos e defensivos químicos invadirem nosso país, o que não faz muito tempo, nós éramos todos orgânicos. Sabíamos reconhecer quando a terra precisava de uma força para que as plantas crescessem ou de uma ajuda para combater certa praga ou doença, e isso não era feito com veneno. Era a mais pura relação natural entre o homem e a terra. Hoje muitos produtores são enganados e iludidos achando que produtos químicos são a salvação para o produtor ser melhor sucedido na vida. É MENTIRA!

Esses produtores caem numa teia quase impossível de sair e vêem suas terras perderem a fertilidade e qualidade e onde em alguns anos aumentariam sua produção, tudo tão prometido pela propaganda enganosa, viram escravos de grandes empresas, empresários, agrônomos e políticos.

Sustentabilidade não é isso. Sustentabilidade é manter sua terra em equilíbrio natural, é se relacionar com ela como parte dela, é mantê-la produtiva para uma vida inteira e para mais muitas outras vidas que virão.

Ainda é muito difícil ter sua terra certificada como orgânica. É muito caro para pequenos produtores rurais. O que deveria ser natural, não é. Somos nós, orgânicos, que devemos passar por um julgamento para provar que NÃO usamos produtos químicos prejudiciais a saúde das pessoas e da terra. Chega até ser irônico. Enquanto isso, os que envenenam nossas mesas mal cumprem a obrigação de somente comprar veneno com recomendação de um agrônomo.

Quem sabe isso mude algum dia. Estamos no caminho certo.

Por isso, o melhor certificado são os olhos do consumidor. Compre alimentos de pequenos produtores, de perto de você. Visite as propriedades e a produção, saiba o que você está comendo e dando de comer para sua família e amigos.

Produtor orgânico não tem o que esconder, está de porteiras abertas para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário